Notícias
Aliado do cimento, Metacaulim expande mercado no Brasil
17 de setembro de 2012A sustentabilidade do concreto esteve entre os assuntos debatidos no 6º Concrete Show South America, que aconteceu em São Paulo de 29 a 31 de agosto de 2012. A vida útil do material, assim como as alternativas para que ele requeira o menor número de manutenções periódicas, levaram o engenheiro civil Guilherme Gallo a palestrar no evento sobre a adição do metacaulim ao cimento Portland.
De acordo com Guilherme Gallo, “A grande virtude do metacaulim está na sua relação custo-benefício. Em média, a quantidade utilizada é de três a dez vezes menor quando comparada às pozolanas comuns, o que o torna altamente competitivo”.
Através de ensaios em laboratórios, já está comprovado que o produto evita o surgimento de patologias no concreto e também reduz sensivelmente o risco de corrosão de armaduras. Ademais, também contribui para prolongar a vida útil do cimento, tal como minimizar as ações de conservação. Por isso, desde 2008, o mercado de metacaulim tem crescido, em média, 20% ao ano.
A industrialização do produto no Brasil é um fenômeno recente e data do início do século XXI. Sendo França e USA seus maiores utilizadores no mundo, centralmente no que nas obras e indústrias quem tem o cimento como base de seus produtos.
No país, ainda há poucas empresas dedicadas à extração e à fabricação, mas o mercado nacional já se posiciona entre os cinco maiores do mundo para o metacaulim. Estima-se que 75% das Companhias relacionadas à produção de cimento e concreto no Brasil ainda utilizem o material pozolânico. Entretanto, cabe ressaltar que as empresas brasileiras atuantes na área já se mostram capazes de abastecer completamente o mercado interno, sem necessidade de importações.
Fonte: Adaptado do site Cimento Itambé.