Notícias
Cimentos de Moçambique vai aumentar produção na fábrica da Matola
14 de setembro de 2011A fábrica de Cimentos de Moçambique na cidade da Matola adicionará 700 mil toneladas à sua produção atual de 600 mil toneladas com a entrada em funcionamento de um novo moinho, que foi formalmente inaugurado quinta-feira dia 08 de setembro.
Em funcionamento desde Junho último, o novo moinho representou um investimento de 18 milhões de euros e ajudará a aumentar a disponibilidade do cimento no mercado nacional, especialmente na zona sul de Moçambique.
O presidente da Comissão Executiva de Cimentos de Portugal (Cimpor), Francisco de Lacerda, o investimento vai garantir a estabilização dos preços no mercado e reduzir a especulação, levada a cabo por alguns revendedores do produto.
O funcionamento do moinho insere-se num plano de expansão e modernização da principal unidade de produção de cimento de Moçambique que incluiu, entre outros, a recuperação da linha de clínquer, a reconversão do processo de queima no fabrico deste produto de carvão para gás natural, a modernização da rede de média e alta tensão e a substituição das linhas de ensacamento do produto final.
Na concretização deste programa de investimentos, que acontecerá até 2013, deverão ser investidos mais de 32 milhões de euros.
A Cimentos de Moçambique é detida pela Cimentos de Portugal (Cimpor) com 82% do capital e pela empresa estatal Portos e Caminhos de Ferro e Empresa Moçambicana de Seguros com os restantes 18%.
Fonte : Adaptação Club of Mozambique