Notícias
Dilma chega a Maputo para reunião bilateral e encontro com investidores
19 de outubro de 2011A Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, desembarcou ao princípio da noite de ontem (18/10/2011) no Aeroporto Internacional de Maputo, para uma visita oficial ao país a convite do homólogo moçambicano, Armando Guebuza.
A visita da presidente brasileira tem como objetivo fomentar as relações de amizade e de cooperação existentes entre os dois países, uma vez que o Brasil possui grande interesse político, econômico e social no país.
Durante a visita, estão previstas reuniões comandadas pelos Chefes de Estado de ambos os países, onde serão passadas em revista matérias ligadas à cooperação bilateral e multilateral, para além da troca de pontos de vista sobre questões do atual cenário mundial.
Hoje, além da reunião com o presidente moçambicano, Dilma participará de um encontro com investidores brasileiros. De acordo com Brasília, Moçambique é hoje um dos maiores beneficiários de investimentos vindos do Brasil, que cresceram de modo expressivo após a Vale conquistar a concessão para explorar a jazida de carvão mineral em Moatize.
Outros investimentos brasileiros em Moçambique incluem os setores de energia, infraestrutura portuária e aeroportuária, petróleo, papel e celulose. Já o comércio bilateral atingiu, no ano passado, 42 milhões de dólares. Em 2009, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) aprovou uma linha de crédito no valor de 300 milhões de dólares destinada aos investimentos em Moçambique.
Dilma Rousseff, a primeira mulher a ocupar a presidência na história do Brasil, vai, durante a visita ao país, participar também de cerimônias centrais alusivas ao dia 19 de Outubro, que marca a passagem do 25º Aniversário da Morte do primeiro presidente de Moçambique, Samora Machel.
O Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, que recebeu a estadista brasileira, disse que a cooperação entre Moçambique e Brasil é sadia, uma vez que a visita de Dilma Rousseff vai permitir, segundo Baloi, estabelecer o primeiro contato com a realidade moçambicana.
Segundo Guebuza, a visita permitirá sanar qualquer dificuldade diplomática existente, imprimindo novo dinamismo à relação.
Fonte: Adaptação Club of Mozambique