Notícias
Economia de Moçambique deverá crescer 7,2% em 2011
3 de novembro de 2010A taxa de crescimento da economia de Moçambique deverá passar de 6,7% este ano para 7,2% em 2011, de acordo com as previsões governamentais constantes no Plano Econômico e Social (PES), informou o jornal Notícias, de Maputo.
No documento, o governo afirma que a política orçamental estará orientada, em 2011, para a estabilização macroeconômica e a criação de capacidades internas para a promoção do crescimento econômico e para a redução da vulnerabilidade a choques cíclicos, bem como para a correção dos desequilíbrios macroeconômicos através da adoção de medidas conjunturais e estruturais de política fiscal, monetária e cambial.
O PES, submetido esta semana ao parlamento, define ainda como um dos principais objetivos do desempenho econômico a contenção da taxa de inflação média anual em cerca de 8%, para além de se atingir um nível de 2,402 milhões de dólares em exportações de bens, o que representará um crescimento de 15%, comparativamente às projeções para este ano.
Avultam igualmente expectativas para se atingir um nível de reservas internacionais líquidas que financiem cerca de 4 meses de importação de bens e serviços, incluindo os grandes projetos devendo o Produto Interno Bruto (PIB) nominal atingir o valor de 375 milhões de meticais (10.330 milhões de dólares), contra 324 milhões de meticais do ano em curso.
“A projeção dos principais indicadores socioeconômicos mostra que para o crescimento econômico preconizado a produção global registará um aumento de 6,7%. O presente plano é concebido tendo em conta a prioridade dada à reorientação da despesa pública em atividades viradas para o aumento da produção, emprego e produtividade, e num contexto de previsão de boa estação chuvosa para a prática da atividade agrícola”, lê-se ainda no documento citado pelo Notícias.