Notícias
EDM investe no aumento da capacidade elétrica
12 de setembro de 2012
A zona Sul do país será beneficiada por mais três subestações elétricas com vistas a aumentar a capacidade de energia fornecida. Trata-se das subestações de Zimpeto, Costa do Sol e a ampliação da subestação de Maputo, localizada na zona de Beluluane, Boane. O projeto inclui, igualmente, a montagem de um transformador com capacidade de produzir 250 megawatts, na central Sul, localizada na zona do Infulene, que alimenta o Sul do país.
Segundo Gil Massinga, diretor da Área de Transporte Sul de linhas de energia, o transformador que será montado na subestação que alimenta toda a região Sul de Moçambique, a de Infulene, e que vai entrar em funcionamento em Setembro de 2013, vem reforçar os outros cinco já existentes, totalizando 540 megawatts.
No que se refere à subestação do Zimpeto, com capacidade de produzir 30 megawatts, esta vai aumentar a qualidade de energia que alimenta as zonas de Kongolote e Marracuene e é também chamada de subestação de equilíbrio por se encontrar entre as duas zonas.
Desta forma a ampliação da subestação de Maputo, em Beluluane, vem reforçar o abastecimento de energia à cidade de Maputo. Nela será montado um transformador com capacidade para 400 megawatts que será alimentado pela linha que vem da África do Sul. Para Carlos Quadros, representante da empresa portuguesa Efacec, empreiteira do projeto, a ampliação da subestação irá evitar oscilações da corrente elétrica nas zonas de Infulene e Matola.
A subestação da Costa do Sol vai produzir 275 megawatts para abastecer o bairro. Para alimentar toda zona Sul, a EDM precisa apenas de 396 megawatts, sendo que com os novos investimentos espera-se produzir 800 megawatts, o que proporcionará um acréscimo na quantidade de energia ofertada.
Fonte: Adaptado do site diário de Moçambique