destaque
Fundação Getúlio Vargas lança fundo Nacala
2 de julho de 2012
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai lançar no próximo dia 4 de Julho em Brasília, capital brasileira, o Fundo de Nacala, que vai beneficiar a província de Nampula, norte de Moçambique.
O Fundo de Nacala é um projeto que visa promover o desenvolvimento social, ambiental e econômico ao longo do Corredor de Nacala, que corresponde à região norte de Moçambique onde estão localizados grandes investimentos que contribuem para o crescimento do país. O projeto visa utilizar a experiência do Brasil na área do agro-negócio. O mesmo está intimamente ligado ao Programa de Cooperação Triangular para o Desenvolvimento da Agricultura nas Savanas Tropicais em Moçambique (Pro-Savana).
O Pró-Savana, que tem como parceiros o Brasil e Japão será desenvolvido na região norte de Moçambique, sendo parte considerável do projeto ao longo da linha férrea do Corredor de Desenvolvimento de Nacala, e visa aumentar a produtividade agrícola, tendo como uma das suas principais componentes a transferência de tecnologias.
De acordo com a Agência de Informação de Moçambique (AIM), o projeto conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique (CCIABM) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Fonte: Adaptação do site O País