Notícias
Governo de Moçambique lança linha de crédito agrícola para campanha 2010/2011
14 de setembro de 2010Uma linha de crédito agrícola no valor de 25 milhões de dólares será aberta este mês de setembro pelo governo para estimular a produção agrícola durante a campanha 2010/2011, disse o ministro da Agricultura, Soares Nhaca.
A linha de crédito será gerida pelo Standard Bank, com a garantia do governo de Moçambique e apoio da Aliança para a Revolução Verde em África (AGRA, na sigla em inglês), inserindo-se no âmbito de uma estratégia integrada para a produção de alimentos.
Ainda na senda da promoção do setor agrícola, Nhaca anunciou que mais 120 milhões de meticais serão colocados à disposição para financiar um programa específico de relançamento do setor privado, além de outros 30 milhões de meticais que serão destinados exclusivamente ao setor da avicultura.
De acordo com o Ministro da Agricultura, o governo reconhece que o acesso ao crédito é crucial para o alcance das metas do Plano de Ação para a Redução da Pobreza Absoluta (PARPA) e que as taxas de juros praticadas pela banca comercial são elevadas, tendo por isso decidido abrir várias linhas de crédito com taxas bonificadas.
Para as campanhas agrícolas 2006/2007 e 2007 /2008, o governo disponibilizou sete milhões de dólares para alimentar uma linha de crédito destinada aos produtores da região sul do país, cinco milhões dos quais foram orientados para o crédito de emergência.
No mesmo período, foram igualmente colocados à disposição 75 milhões de meticais para uma linha de crédito exclusivamente destinada aos produtores de arroz.
Fonte: macauhub