CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » HCB registra recorde de produção de energia

Notícias

HCB registra recorde de produção de energia

31 de maio de 2016

Maputo, 30 Mai (AIM) – A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) produziu 16.978 Gigawatts (GWh) em 2015, o que representa o máximo registado na história da empresa desde a sua criação.

Este registo record representa um acréscimo de 6,8 por cento em relação a produção registada em 2014

Com esta produção, segundo um comunicado da empresa recebido pela AIM, a HCB encerrou o exercício de 2015 com um resultado líquido de 4.154,7 milhões de Meticais, o que representa uma evolução de cerca de 73 por cento em relação ao ano anterior.

Citando informação apresentada na Assembleia Geral da HCB, que teve lugar este mês, o documento explica que o sistema electroprodutor da empresa registou um nível de disponibilidade excepcional, muito próximo da capacidade máxima instalada e acima dos indicadores internacionais de referência para indústrias similares.

Este cenário permitiu que a HCB continuasse a amortizar com antecipação de prestações o empréstimo de 800 milhões de dolares, contraídos para a reversão da maioria accionista de empreendimento para o Estado Moçambicano, prevendo-se a amortização antecipada do mesmo, caso se mantenha o actual desempenho da empresa.

A fonte explica que o desempenho da HCB criou condições para uma remuneração aos accionistas de cerca de 53 por cento acima do efectuado em 2014, bem como o incremento significativo do pagamento ao Estado moçambicano na forma de impostos em cerca de 80 por cento.

O documento adianta que a subestação conversora do Songo registou um desempenho aquém dos indicadores de referência internacionais, devido ao desgaste de parte dos equipamentos.

Para solucionar este problema, a HCB , esta a implementar um projecto de renovação da subestação, estimado em mais de 100 milhões de dolares, com vista a elevar o seu desempenho para os padrões internacionais de referência.

O comunicado explica que estes resultados operacionais e financeiros foram obtidos graças aos investimentos de modernização e reabilitação do sistema electroprodutor da empresa, bem como da elevação das competências dos recursos humanos.

Fonte: SAPO Notícias