Notícias
Maputo investe na revitalização de regadios
13 de setembro de 2012A província de Maputo investe na revitalização de regadios (canais que tem como objetivo distribuir água para a produção agrícola) que se encontram espalhados pelos diversos distritos, com vistas à melhoria e ao aumento da produção e da produtividade.
Segundo a diretora provincial da Agricultura de Maputo, Leonor das Neves, no regadio Vala Moçambique, os trabalhos de reabilitação decorrem de forma faseada, e neste momento já foram reabertos oito quilômetros da vala principal e um dique com cerca de três quilômetros. A diretora explicou ainda que nesta área também já foram preparados 300 hectares, que serão utilizados para a produção de arroz.
No regadio de Intaka, mais conhecido por Mulauze ou Vale de Infulene, acontecem trabalhos de limpeza e de melhoria dos canais de distribuição de água. A fonte explicou que há outro trabalho em curso com previsão de início para primeiro semestre de 2013.
“Nosso objetivo é melhorar estas infraestruturas e potencializá-las para que os camponeses possam trabalhar todo o ano, praticando culturas altamente produtivas. Com a operacionalização dos regadios vamos poder ter três ciclos de produção por ano e aumentar o rendimento dos agricultores”, disse.
Falando das oportunidades de investimento naquele ponto do país, a governadora da província de Maputo, Maria Jonas, salientou que a região possui potencialidades para investimentos na área agropecuária, agroindústria, aqua cultura, turismo e recursos minerais.
Fonte: Adaptado do site diário de Moçambique