Notícias
Parque Industrial de Beluluane atrai investidores
27 de novembro de 2015
O Parque Industrial de Beluluane, zona franca industrial, localizada no distrito de Boane, província de Maputo, está entre os que mais têm atraído investidores em Moçambique. Com posição estratégica, no centro do Corredor de Maputo, a 75 km da região de fronteira com a África do Sul, e a 20 km do Porto de Maputo, o parque conta com área de 700 hectares e reúne alto volume de investimentos e pioneirismo.
Segundo o diretor do Gabinete das Zonas Econômicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), atualmente o Parque conta com 44 empresas, das quais 21 operam em regime de zona franca industrial, e 23 em regime industrial, e gera mais de 4.500 postos de trabalho.
Dentre os setores econômicos das empresas instaladas no Parque, encontram-se indústria pesada de engenharia e automóveis, indústria de bens de consumo e de transformação, com destaque para a Mozal – empresa de fundição de alumínio, com acionistas como BHP Billiton, a Mitsubishi Corporation, a Industrial Development Corporation da África do Sul e o Estado de Moçambique.
Ainda de acordo com o diretor da GAZEDA, espera-se um investimento de cerca de 115,2 bilhões de dólares estadunidense, assim como, a criação de 6.500 novos postos de emprego até o primeiro semestre de 2016.
A aposta do governo é tornar a Zona Franca de Beluluane em um local privilegiado na África Austral para atividades industriais e voltadas para exportação.O Governo de Moçambique proporciona isenções significativas em direitos aduaneiros e fiscais para as empresas que se instalam no Parque. Combinando a sua localização estratégica com a força laboral, custo eficaz, fiável e custos operacionais baixos, os exportadores gozarão de uma larga vantagem ao competirem com outros mercados mundiais.
Dentre alguns empreendimentos adequados ao Parque Industrial de Beluluane incluem-se empresas que prestam serviços à Mozal, indústrias leves (vestuário, por exemplo);indústria pesada (automóvel, engenharia); Indústrias de transformação do alumínio; e Indústrias de transformação.
Adaptado de Jornal Notícias