Notícias
Seminário: Oportunidades de Negócios em Moçambique – o mais novo sucesso da CCIABM
19 de agosto de 2010Com o objetivo de divulgar e promover as potencialidades econômicas e culturais de Moçambique, a Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique (CCIABM) realizou no dia 13 de agosto de 2010 um seminário de grandes proporções para o público mineiro.
A abertura do evento foi consagrada com a presença do Exmo. Sr. Murade Murargy, Embaixador da República de Moçambique no Brasil que veio com exclusividade para este Seminário. Após apresentar as mais diversas vantagens no estreitamento de relações entre Moçambique e Brasil e destacar a importância da cooperação para o desenvolvimento, o Embaixador permaneceu como um dos ilustres convidados da mesa diretora do Seminário.
Da esquerda para direita: Fábio Vale, Gerente Nacional CCIABM; Mário Tavernard, Diretor-Presidente CCIABM, Exmo. Sr. Murady Murargy, Embaixador de Moçambique no Brasil; Rodrigo Oliveira, Diretor CCIABM; Paulo Rage, Direto CCIABM
O Sr. Mário Tavernard Martins de Carvalho – Diretor-Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique (CCIABM) – ministrou o 1º painel, referente às “Oportunidades de negócios em Moçambique”, seguido pela exposição sobre os “Aspectos legais para se fazer negócios em Moçambique”, proferida pelo Dr. Flávio Couto Bernardes – Advogado e Sócio do Escritório Bernardes e Advogados Associados e autor do livro “Direito Tributário Moçambicano”.
Em seguida, o Sr. Galib Chaim, Diretor da Vale em Moçambique e Diretor de Projetos para África, Austrália e Indonésia, fez uma belíssima apresentação sobre a “Vale e Moçambique: o Projeto Moatize”. O Projeto Moatize, localizado na província de Tete ao noroeste de Moçambique, é hoje o maior empreendimento da Vale fora do solo brasileiro. Nele está abrigada a maior mina de carvão mineral a céu aberto do mundo e já conta com quase 6.000 funcionários diretos, sendo cerca de 90% da mão-de-obra moçambicana.
Outro integrante da Vale, o Sr. Leonardo Couto, Diretor de Suprimentos, Supervisor do Programa Inove da Vale e Presidente do Conselho Brasileiro de Executivos de Compras, apresentou o painel sobre o “Programa Inove: atração de fornecedores para a Vale”. Neste painel foram tratadas as oportunidades para investidores interessados em realizar parcerias com a Vale, ressaltando a nova e principal demanda da empresa: fornecimento e prestação de serviços para a filial da Vale em Moçambique.
Nesse intermédio de exposições, o evento contou com a participação de representantes de importantes empresas brasileiras que de alguma forma já adentraram no mercado moçambicano. Dentre alguns, podemos citar a presença de: Sérgio Bandeira, diretor de Novos Negócios da Camargo Corrêa Cimentos; Sandy Coura Ivo, Gerente de Negócios Internacionais do Banco do Brasil; Maurício Ferreira Jr. Coordenador Executivo de Novos Negócios da Vale; José Nicomedes Moreira, Responsável pelo mercado em Moçambique da ZAGOPE – Grupo Andrade Gutierrez; João Batista de Oliveira Coelho, da Superintendência de Operações no Exterior da Eletrobrás.
O Seminário foi um sucesso em todos os seus objetivos. Reuniu os mais variados setores da economia brasileira, fomentando laços entre novos parceiros, no intuito de valorizar e aproveitar o potencial mercado de Moçambique, que requer investimentos para todas as áreas. Com uma organização eficiente, o seminário despertou o interesse de várias empresas e executivos de todas as regiões do Brasil, que hoje procuram a CCIABM buscando mais informações acerca das oportunidades efetivas de negócios para suas empresas.
Fonte: Departamento de Comunicação da CCIABM