CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » Inhambane vira atenção para agricultura comercial

Notícias

Inhambane vira atenção para agricultura comercial

6 de junho de 2012

 

Mensalmente são exportadas para a Europa, América e África do Sul, cerca de quinze toneladas de milho miúdo, sete de piripíri, cinco de feijão verde e grande quantidade de berinjelas, produzidas na localidade de Inhacoongo no distrito de Inharrime.

Estes dados são resultado de um projeto de produção e comercialização com recurso de fertilizantes orgânicos pela empresa Moçambique Orgânica.

A empresa já exportou pouco mais de 150 toneladas de produtos entre vegetais e frutas diversas, além de outras quantidades voltadas para o mercado interno. Para completar o pacote das atividades previstas, a Moçambique Orgânica prevê investir pouco mais de 33.500 milhões de Meticais em uma área de 400 hectares.

Segundo o gerente daquela firma de capitais mistos, José Setefano, além do desenvolvimento de uma agricultura comercial bem como a produção de adubos orgânicos, os setores privados e familiares beneficiam-se das infra-estruturas hidráulicas implantadas. Neste momento, mais de 250 famílias já trabalham na área irrigável, devido ao apoio disponibilizado pela empresa. Dos 400 hectares, área concedida para o desenvolvimento das ações daquele Projeto, mais de 50 hectares já são irrigáveis, estando em curso outras ações com vista à exploração total da área.

José Setefano explicou que sua empresa aguarda pela certificação internacional, uma vez que sua produção não é afetada pela “mosca da fruta”, para nos próximos dias abrir uma linha de exportação de outras espécies de cultura produzidas em Inhacoongo.

Além da produção agrícola, a Moçambique Orgânica treina as comunidades locais no uso de novas tecnologias de produção para atingir maiores rendimentos, por isso a produção de alimentos ganhou uma grande dinâmica na região.

O Presidente da República, Armando Guebuza, incentivou os beneficiários dos regadios da Moçambique Orgânica a explorarem ao máximo esta oportunidade, tirando vantagens comparativas, pelo fato de serem parte do projeto.

“A terra é nossa, temos de aproveitar os nossos recursos para gerar riqueza”, disse Guebuza, convidando os camponeses locais a aproveitarem as oportunidades que surgirem, através da Moçambique Orgânica, para obter experiência na utilização de adubos inorgânicos na produção de alimentos.

 

Fonte: Adaptação do site Club of  Mozambique